Casas inteligentes: o presente dos lares

Casas inteligentes: o presente dos lares

2 de Agosto, 2020 Não Por NEWS Imobiliário

Está claro que a internet foi o maior avanço tecnológico na história nas últimas décadas. E com a IOT (Internet das coisas – Internet of things), as suas aplicações na nossa vida multiplicaram-se como nunca. Um desses avanços tecnológicos são as casas inteligentes.

Neste sentido as smart home ou os sistemas domóticos têm tido um enorme crescimento sendo um dos protagonistas do mercado imobiliário de 2020.

 

O que é uma casa inteligente?

É uma casa que possui uma série de sistemas que se automatizam e permitem o controlo remoto das diferentes instalações e dispositivos presentes numa casa comum.

Vistas de fora, este tipo de casas são aparentemente como qualquer outra, mas, ao entrar nelas e poder controlar praticamente tudo a partir do telemóvel, somos transportados para um futuro que já está muito presente. Basta que tenha internet em casa.

 

Vantagens das casas inteligentes

Este tipo de casas têm muitas vantagens, mas as que se destacam são:

  • Poupança energética

Permite um uso mais inteligente e eficiente da energia. Acabou-se o deixar a luz acesa ou o esquecimento. Além disso, os próprios sistemas têm memória e adaptam-se às características do utilizador e dos seus padrões de consumo, pelo que a eficiência e a poupança de energia são cada vez maiores. Poupar energia significa uma redução da fatura, pelo que, levando em consideração os preços da eletricidade e do gás, é algo muito positivo.

  • Segurança

Nesse sentido, não estamos a falar apenas de poder controlar um alarme ou um sistema de vigilância remotamente. A segurança fornecida por esses sistemas também está relacionada à pronta resposta a uma avaria, incêndio … e à recepção de avisos imediatos no nosso telefone.

 

  • Outras vantagens

1. Controlo de eletrodomésticos.
2. Controlo remoto de toldos ou persianas para poder adaptá-lo à luz natural.
3. Alerta para aparelhos ou aparelhos ligados.
4. Sistema de incêndio, inundações e gás.
5. Alarme médico.

 

Desvantagens das casas inteligentes

Da mesma forma que têm as suas vantagens, o mundo das smart home também têm algumas desvantagens.

  • Apesar de existirem muitos sistemas sem fio, geralmente, para ter uma casa totalmente domótica, é necessário que se façam obras e um investimento significativo.
  • Toda a quantidade de funcionalidades e conhecimento do utilizador dão-se, principalmente, pela captação constante de dados, hábito de consumo, localização, buscas, interesses, hobbies.. Que reduzem um pouco a privacidade do utilizador mesmo estando na própria casa. O Big Data tem um perfil exato dos nossos interesses, e isso é bom para umas coisas, mas para outras nem tanto.
  • Muitas vezes, temos problemas de conectividade ou velocidade de conexão se todos os habitantes da casa se conectarem ao mesmo tempo ou se estiverem afastados do router. Os sistemas domóticos exigem grandes recursos da Internet e conectividade total em toda a casa.

Agora que já sabe o que são Casas Inteligentes, que tal encontrar a Casa Ideal para viver e implementar estes sistemas?

Veja aqui Grandes Oportunidades Imobiliárias à sua espera!

 

Parceria: Selectra