Fuse Valley, o Silicon Valley Português nascerá em Matosinhos

Fuse Valley, o Silicon Valley Português nascerá em Matosinhos

4 de Outubro, 2021 Não Por NEWS Imobiliário

Fuse Valley é o nome daquele que será o futuro vale tecnológico e que se prepara para nascer na cidade de Matosinhos já em 2025.

 

Idealizado pela conhecida Bjarke Ingels Group (BIG), Fuse Valley é um projeto da Farfetch em conjunto com a empresa Castro Group, que mesmo ainda não estando construído já é candidato a ser o empreendimento mais sustentável de Portugal e um dos empreendimentos mais sustentáveis da Europa. O projeto foi apresentado recentemente numa cerimónia que contou com as presenças do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro e, ainda, o arquiteto dinamarquês do projeto, Bjarke Ingels e o partner do Bjarke Ingels Group, João Albuquerque.

81% dos espaços exteriores abertos à comunidade

 

O novo Fuse Valley, assenta em três pilares fundamentais – a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar – pretendendo ser um espaço de fusão e encontro, onde empresas, cultura, arte e a comunidade se fundem e conectam. Por isso, uma das particularidades deste projeto é o facto de 81% dos espaços exteriores serem totalmente abertos à comunidade, numa total harmonia e respeito pelo meio-ambiente envolvente.

Este empreendimento traduz os novos conceitos de trabalho num espaço físico desenhado para privilegiar a flexibilidade, mas também a conexão entre os colaboradores e a ligação com a comunidade.

Os espaços de trabalho do futuro

 

A Farfetch desenvolveu um plano para a criação de espaços como uma creche para os filhos dos colaboradores, uma academia focada no bem-estar e também salas para a prática de meditação, ioga e exercício, promovendo a saúde física e mental, num vale que, pela sua simbiose com a natureza, tem por si só uma proposta de valor diferenciadora.

 

José Neves, CEO e Chairman da Farfecth afirma: “Na nossa visão do futuro do trabalho, os espaços da empresa são mais do que espaços de trabalho, são núcleos de conexão, de criatividade e inovação, mas são também espaços onde queremos criar as condições para promover o bem-estar. No Fuse Valley queremos reunir as condições que permitam que as pessoas se sintam incluídas num espaço que é facilitador de modelos de trabalho híbridos onde o presencial e o remoto se encontram em perfeita simbiose, e onde se promove a cultura da empresa.”

 

O programa imobiliário do Castro Group para o Fuse Valley

O Castro Group, empresa bracarense vai incluir no seu programa imobiliário 62.800 m2 de escritórios disponíveis para acolher outras empresas, um hotel com 75 quartos e 42 apartamentos, 5.000 m2 de espaços para comércio e serviços de suporte ao empreendimento, como áreas de restauração, ginásio e SPA, bem como um anfiteatro ao ar livre disponível para receber mostras de arte, palestras e workshops.

Segundo Paulo Castro, CEO do Castro Group, “o Fuse Valley é a interpretação perfeita da nossa regra de ouro, aplicada a todos os nossos projetos: localização, inovação, sustentabilidade e tecnologia. O que vamos fazer nascer em Matosinhos é algo ímpar e que coloca este espaço no mapa internacional do que melhor se faz quer ao nível da sustentabilidade, quer ao nível da inovação. Com este empreendimento propomo-nos desenvolver uma smart city, ou neste caso, um smart valley. Ambicionamos construir um total de 24 edifícios, 14 dos quais prevemos que estejam construídos até 2025. Destes, sete são para os espaços da Farfetch e os restantes sete serão edifícios promovidos pelo Castro Group, incluindo o hotel.”

 

Este é um projeto que se assume como um marco significativo pelas caraterísticas ímpares que o envolvem, mas sobretudo pelo importante contributo para o desenvolvimento económico, social e turístico da região e do país, mostrando que em Portugal há muito potencial e muito para se viver.

O News Imobiliário e a Maïvas Imobiliária dão os parabéns aos promotores pelo fantástico e ambicioso projeto.

Fontes: Imprensa e Lucian R.