Em Foco: Refood Braga 100%
11 de Março, 2020O movimento Refood Braga 100% é para nós especial e no qual tivemos já a oportunidade de ajudar em diversas situações e nesse sentido fazia todo o sentido de inaugurar esta secção solidária a uma organização que nos diz muito!
Estivemos à conversa com a sua Coordenadora Geral, Maria Alice Campos, que nos contou um pouco sobre o movimento, a sua missão, necessidades e desafios.
Maïvas Portugal (M): O que é a Refood Braga 100%?
Maria Alice Campos (MAC): A Refood Braga 100% é um movimento 100% voluntário e solidário que tem como missão lutar contra o desperdício alimentar na cidade de Braga.
É um movimento que funciona todos os dias, exceto sábados, das 18:00h às 00:00h em turnos de 2 horas.
Para se ter uma noção, no ano de 2019 fomos cerca de 340 voluntários ativos, distribuímos mais de 34.320 refeições por 57 agregados.
(M): O que é necessário para ser voluntário?
(MAC): Para se ser voluntário apenas tem de se despender apenas 2 horas por semana a desenvolver tarefas em turnos como Recolha, Empacotamento e Distribuição de Alimentos. Quem gostar de contribuir para o desenvolvimento e gestão do movimento pode assumir o cargo de Gestor de Turno/Pasta e ajudar na sustentabilidade do projeto.
(M): Quais são as maiores necessidades?
(MAC): Temos alguns tipos de necessidades que têm de ser satisfeitas para a boa continuidade do projeto e que tanta falta faz na cidade de Braga. Uma delas são os Voluntários. Apesar de termos cerca de 340 voluntários ativos, temos ainda lacunas, como por exemplo no horário a partir das 22:00h até às 00:00h e aos domingos onde há uma dificuldade de voluntários para executar as terefas. Há beneficiários que dependem só do Refood para terem uma refeição em todo o dia.
É essencial dar respostas nesse sentido e tudo temos feito para conseguir cumprir, mesmo quando muitas vezes parece impossível, mas com muita fé e determinação temos conseguido cumprir a nossa missão.
Outras das necessidades são os Parceiros. Uma organização como esta, com esta dimensão só se consegue gerir com uma boa rede de parceiros. Estes são essenciais para a continuidade deste projeto totalmente voluntário. Falamos de Organizações beneméritas que podem apoiar nas despesas mensais como renda, eletricidade, consumíveis; falamos de Fontes de Alimentos como Restaurantes, Cafés, Pastelarias, Supermercados; e também Empresas que nos podem apoiar na gestão e manutenção de equipamentos, como frigoríficos, etc. É necessário angariar mais parceiros que nos ajudem a manter este movimento em pé, que tem sido muito procurado. Cada vez mais aparecem famílias a pedir ajuda e nós tentamos ajudar da melhor forma mas não conseguimos apoiar todos. Temos lista de espera, por isso o maior desafio é alertar a comunidade para também ajudar.
(M): Qual a história que mais a marcou?
(MAC): Muitas histórias me marcaram desde que me associei a este projeto mas posso destacar uma história mais recente que se passou e nos mostrou que a força da comunidade é muito grande quando nos unimos por uma causa. Uma família oriunda da América Latina que veio para Portugal a fugir à instabilidade vivida no país, que esgotou as suas economias e estavam já em extrema dificuldade, com um bebé e sem casa para dormir. Mal tivemos conhecimento da situação, incitamos a nossa comunidade Refood e em pouco tempo conseguimos arranjar uma casa, um emprego, mobília para a casa, roupa e alimentos para o bebé. Em pouco tempo conseguimos dar a esta família muito mais do que aquilo que a nossa missão reflete. Mais bonito ainda é que o casal já está estável e indicou que não necessita mais do apoio da Refood, desejando tornarem-se voluntários. É uma história real que nos dá ânimo e forças a continuar.
(M): Uma história realmente muito bonita! Obrigado Maria Alice pelo seu tempo e testemunho e muitos parabéns pelo seu exemplo e dedicação ao próximo. Quer pedir algo a quem nos vai ler?
(MAC): Muito obrigado à Maïvas Imobiliária por mais uma vez nos destacar e ajudar a levar mais longe a nossa missão! Gostaria de convidar a todos os leitores a inscreverem-se como voluntários ou como parceiros.
Para candidatura a voluntário enviem um email para vol.refoodbraga@gmail.com
Para se associar como parceiro enviem um email para refood.braga@gmail.com
Um bem-haja a todos!
Ajude também a Refood Braga 100%
Avenida Dr. Artur Soares, N.358
253 074 905
www.re-food.org