Saiba tudo sobre os Censos 2021

Saiba tudo sobre os Censos 2021

14 de Abril, 2021 Não Por NEWS Imobiliário

Estão aí os Censos 2021, a maior operação estatística nacional que permite tirar uma fotografia à realidade portuguesa que permitirá o desenvolvimento de novas políticas no futuro.

 

Com certeza já se deve ter deparado por estes dias com notícias, publicações nas redes sociais, comunicados do seu município ou junta de freguesia sobre os Censos 2021. Pois bem, saiba que este é um procedimento que acontece a cada 10 anos. Como são várias as dúvidas dos portugueses, compilámos algumas das questões mais frequentes e demos-lhe resposta, para que possa participar de forma mais informada mas também segura possível.

Recorrendo ao artigo da PPLware com a colaboração do Instituto Nacional de Estatística (INE), transcrevemos aqui as perguntas mais comuns e as suas respetivas respostas.

Como já indicamos os Censos 2021 realizam-se de 10 em 10 anos e ao todo envolvem uma força humana de cerca de 11 mil recenseadores que percorrem Portugal de uma ponta a outra, permitindo que toda a população possa responder.

“1- Para que servem os Censos 2021?

Os Censos permitem conhecer melhor algumas características do país, tais como a sua população e o seu parque habitacional. A informação recolhida permite-nos saber quantos somos, como somos, onde e como vivemos.

Os dados censitários sobre a população e o parque habitacional são fundamentais para o sector público e privado, bem como para os cidadãos em geral.

2 – Quem faz os Censos 2021?

O INE é a entidade responsável pela sua preparação e realização e conta com a colaboração do Serviço Regional de Estatística dos Açores, da Direção Regional de Estatística da Madeira, das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia.

3 – Porque responder aos Censos 2021?

Os inquéritos realizados pelo INE, abordam temas específicos como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação, sendo dirigidos apenas a amostras da população (prévia e metodologicamente selecionadas).

Por outro lado, os Censos são exaustivos e extensíveis a todo o território nacional, permitindo recolher um leque de informação fundamental para o conhecimento e gestão do país (como demografia, educação, habitação e transportes). Os Censos 2021 são a oportunidade de fazer parte duma fotografia de conjunto do país, contabilizando e caracterizando a sua população residente e o seu parque habitacional num determinado momento – o momento censitário, definido como o dia 19 de abril de 2021.

4 – Qual o destino dos dados dos Censos 2021?

Todos os dados provenientes da recolha dos Censos 2021 são alvo de validação e posterior tratamento, que inclui a necessária anonimização de qualquer referência individual.

O conjunto de dados obtidos permitirá a contabilização e caracterização da população residente em Portugal e do seu parque habitacional, sempre no cumprimento estrito da preservação da confidencialidade e do segredo estatístico (Lei 22/2008 de 13 de maio e Decreto Lei 136/2012 de 2 de julho).

5 – Tenho que pagar para ter ajuda no preenchimento dos Censos 2021?

Não. Existem diversas formas de preenchimento, apoiadas pelo INE, juntas de freguesia, etc. Se se encontra em situação de isolamento, é possível também responder pelo telefone. Este apoio é totalmente gratuito e nunca poderá ser exigido pagamento.

6 – Há algum número de apoio?

Sim, é o 21 054 20 21.

7 – Os meus filhos têm guarda partilhada, alternando o local de residência entre a minha casa e a do pai/mãe. Onde são recenseados?

As crianças nesta situação são recenseadas no alojamento onde vivem a maior parte do tempo ou possuem a maior parte dos seus haveres. Quando o tempo em cada uma das casas é igual, deve ser recenseada/o na casa onde dormiu na noite de 18 para 19 de abril.

8 – Cada pessoa recebe uma carta?

Não, É distribuída uma carta por casa com os códigos de acesso. Existe um questionário de agregado doméstico, que tem de incluir todos os residentes independentemente dos laços familiares.

9 – Tenho mais do que uma casa? Qual considero?

Para efeitos estatísticos, deve ser sempre a casa onde mora a maior parte do ano ou onde têm a maior parte dos seus bens.

10 – Tenho uma carta. Como é que respondo?

A carta contém um código e password associados exclusivamente a cada alojamento. Deve aceder a censos2021.ine.pt a partir do dia 19 e autenticar-se com os códigos da carta. Depois é só preencher o formulário.”

 

Concluímos também com as nossas questões:

11 – Quem entrega as Cartas?

As cartas com os códigos secretos secretos são distribuídas pelos recenseadores credenciados, normalmente elementos da sua comunidade e apoiados pela sua junta ou união de freguesias. Não aceite e não permita a entrada de nenhuma pessoa dentro da sua habitação.

12 – E se não tiver acesso à Internet?

Todos os agregados que não dispõe de um acesso à internet para responder ao questionário terão a ajuda de elementos recenseadores que irão ter consigo e ajudarão na submissão das respostas. Estes elementos estão identificados com credencial, colete e normalmente são pessoas da sua comunidade. De forma a assegurar a segurança das pessoas, elementos da própria junta ou união de freguesia poderão acompanhar estes elementos.

 

Agora já sabe, se recebeu a sua carta, guarde-a e a partir de 19 de Abril pode responder no endereço indicado na mesma.

Quaisquer questões adicionais recorra sempre à sua junta ou união de freguesias, pois dispõe de elementos formados que lhe esclarecerão todas as suas dúvidas.

 

Fonte: PPLware

Maïvas Imobiliária Portugal

Hoje e sempre consigo!