
Tendências do Imobiliário em 2021. Mantêm-se?
23 de Agosto, 2021No início de cada novo ano é normal saírem a público noticias sobre tendências para cada tipo de mercado, e as tendências no imobiliário não são exceção. Vários são os artigos temáticos que se debruçaram sobre as principais tendências do imobiliário 2021 que iriam ser realidade ao longo do ano. Mas, estando já praticamente nos últimos 4 meses do ano, será que essas tendências se verificam? Houveram novas tendências, realidades que ganharam expressão? É isso que iremos ver neste artigo e tentar destacar as que ainda têm expressão e podem resultar em oportunidades competitivas para o consumidor e para os profissionais.
Tendências no mercado imobiliário em 2021
O ano e o mercado começou com algum otimismo, no entanto cauteloso, afinal existia a possibilidade dos preços registarem uma queda ligeira, numa altura em que a recuperação do mercado imobiliário de Portugal estava dependente da evolução da pandemia.
Viveram-se vários confinamentos originados pelas várias vagas de covid-19 o que levaram a este ano ser um pouco inconstante. No entanto, segundo uma consultora (CBRE Portugal, no seu relatório Tendências do Mercado – Imobiliário em Portugal de 2021) explicava que “o interesse pelo mercado imobiliário permanecia elevado”. Da mesma forma, outros especialistas da área partilham da opinião, notando que não parecia haver “uma retração no mercado”. E realmente não houve. “Evidência disso é o número de operações e transações implementadas em 2020 e a relevante e significativa quantidade de transações que está presentemente em curso”.
O que é que promovia esse positivismo no mercado imobiliário?
Houveram e continuam a existir algumas razões como por exemplo:
- as baixas taxas de juro que facilitam o acesso ao crédito à habitação para comprar um imóvel;
- A existência pouca oferta de produto novo, por exemplo, no segmento residencial;
- O facto de Portugal continuar no “radar da comunidade internacional de investimento” e há elevada liquidez financeira em termos globais.
Tem-se verificado também como tendência a procura pelo tipo de propriedades, onde as moradias e os imóveis com mais espaço têm tido uma grande procura. As pessoas têm dado mais prioridade à qualidade de vida, muito por força dos ensinamentos da pandemia.
A implementação do teletrabalho também se afirmou como um ponto em atenção pelos compradores na procura de casa, uma vez que a exigência de espaço e divisões adequadas para o desempenho do teletrabalho foi muito solicitado às agências imobiliárias.
Em suma, 2021 tem sido um ano de desafios, de superação e de reinvenção. O mercado imobiliário continua vivo e a apresentar boas soluções para cada tipo de investidor, seja residencial, comercial e industrial ou investimento. Se está a pensar investir no mercado Imobiliário, 2021 continua a ser uma boa solução. Pesquise aqui as nossas oportunidades.
A Maïvas® acompanhou essa reinvenção em 2021 e apresentou um conjunto de soluções inovadoras no mercado, como o seu novo website com funcionalidades diferenciadoras no mercado.
Para 2021 a marca tem previsto apresentar mais novidades, contribuindo para a sua evolução e também para a do mercado em Portugal.
Acompanhe de perto e faça também parte dessa evolução!